DOENÇA ÓSTEO-METABÓLICA EM JABUTIS
A falta de exposição solar (radiação ultravioleta) e, principalmente, o desequilíbrio nutricional da relação cálcio-fósforo, promovem um crescimento inadequado com deformações da carapaça e dos ossos do esqueleto.
O diagnóstico se dá através de histórico do manejo nutricional e ambiental, visualização macroscópica das deformidades e exame radiográfico.
Como complicações podemos observar a dificuldade de locomoção do animal, escaras e escoriações tegumentares, fraturas patológicas e dor decorrente desses processos.
O planejamento da correção desses problemas deve ser realizado por um médico veterinário especialista e compreende acompanhamento radiográfico após início da terapia nutricional e parenteral. As fraturas podem ser corrigidas por osteossínteses em alguns casos.
A maioria das deformidades são irreversíveis e o tratamento é bastante prolongado, já que o processo encontra-se instalado há muito tempo. Exige muita dedicação e paciência por parte do proprietário, mas a recuperação gradativa do animal é bastante satisfatória.
Em iguanas essa condição patológica pode ser encontrada com paresia/paralisia de membros, astenia e edema de membros pélvicos, desvios em coluna, fraturas de pelve e ossos longos, deformidades em mandíbula com disfagia e hipo ou anorexia associadas.
Tadinha ela vai sobreviver né?
ResponderExcluirela ou ele
ResponderExcluir